quarta-feira, 4 de março de 2009

Clássicas I


Rachmaninov plays Rachmaninov: Elegie

Ela entra a passos lentos, descalços, a sua saia escarlate bailando e senta-se quieta aos seus pés, ali, onde as cerejas crescem quietas e, quietas continuam a crescer. Fica muito parada, a escuta-lo muito, ele na sua veste de mar antigo e chuva crepuscular, ela parada, a escutar o seu olhar com tantas palavras ditas por dizer.

Tudo é muito quieto e é muito quieto durante muito tempo. E quando ele começa a dançar, quando o vagar é do primeiro passo, tudo se tornam dedos de escritor e pianista.

Contam-se as histórias de todas as noites em que houve velas.

http://www.youtube.com/watch?v=UZnUMKCzsus

Mozart " Eine kleine Nachtmusik" Allegro


A menina de olhos verdes abre as pálpebras que tremem ao Sol. Ergue-se do verde como quem saltita, e segue o rio. O menino de olhos verdes é um pássaro que segue contra o rio, e rodopiam numa outra corrente que sobe, que desce e que sobe. A menina fecha os olhos e toca o sol com as pálpebras, porque param. Segue contra o rio e ele segue a favor do rio e rodopiam e o rio é um furacão fresco de alegria. Sentam-se palpitantes e desenham histórias com os dedos no ar, expressivos e dançantes. O verde namorisca o vento que salpica a água. Erguem-se de um salto e chove, não se tocam, senão com a alegria radiante dos corpos distantes. Fecham os olhos e abrem os olhos e o menino é pássaro é homem e ela dança e dança e a floresta ri-se com o rio.

http://www.youtube.com/watch?v=Qb_jQBgzU-I&feature=related

"The RIde of the Valkyries" from Die Walkure

Contra remoinhos e a fúria dos elementos, contra ventos e os homens tormentos, navegam os cavalos sobre a terra de serpentes e feras, a brisa nos cabelos e o sorriso como uma fenda clara de céu.

Perscrutam as maravilhas do verde e do amarelo que borbulham no ar, com olhos laranja de fogo. Todas as serpentes de cabeça comida. O riso triunfal dos bárbaros na sapiência dos edifícios de mármore onde os homens se reúnem para ler as colunas antigas.

O mundo cai e cai numa espiral, elas cavalgam a queda e voam, os cabelos contra a corrupção do tempo. Os estandartes orgulhosos erguidos contra as montanhas negras. O clarão do homem que se ergue ao Pôr do Sol como um Sol Nascente.

As almas que são uma na moção, sem palavra ou outra oração. As estrelas na ponta dos dedos que queimam e cintilam de riso e vitória, e as mulheres cospem as chamas e molham os campos.

http://www.youtube.com/watch?v=GSKL5E3zSjs

2 comentários:

  1. Estas palavras deixaram-me sequiosa de conhecer os "sons" por detrás delas...
    Tens que me mandar os ficheiros, mandas mandas mandaaaaaaaaaaaas?!

    ResponderEliminar
  2. É surpresa mas se passares com o rato abaixo dos textos aparece a mão para clicar e se clicares a música, mas no Youtube, que não funciona no teu trabalho.

    Eu vou ver se as tenho a todas no PC.

    ResponderEliminar