“O monstro não é aquele sem moral, neutro, cheio de clareza, mas todos os monstros são abortos da moral”
Horned Wolf
I
Onde Crowley (num dos seus momentos de estupidez) falha o Nietzsche:
"We have a sentimental idea of self-sacrifice, the kind which is most esteemed by the vulgar and is the essence of popular Christianity. It is the sacrifice of the strong to the weak. This is wholly against the principles of evolution. [...] There is here a conflict between private and public morality. We should not protect the weak and the vicious from the results of their inferiority. By doing so, we perpetuate the elements of dissolution in our own social body. We should rather aid nature by subjecting every newcomer to the most rigorous tests of his fitness to deal with his environment. The human race grew in stature and intelligence as long as the individual prowess achieved security, so that the strongest and cleverest people were able to reproduce their kind in the best conditions. But when security became general through the operation of altruism the most degenerate of the people were often the offspring of the strongest."— Confessions (Ch. 49):
Com este Darwinismo Social, as hienas formam bando e muitas vezes devoram o leão. Aqui dizemos “forte” para disfarçar “as maiorias”, e dizemos “o fraco” para camuflar “o discriminado por parte das maiorias”, e derivados, assim desfavorecendo o indivíduo, procurando prejudicar a Estrela.
II
O Liberalismo
"O escocês Adam Smith (1723-1790) expôs a teoria de que os individuos poderiam estruturar a sua vida económica e moral sem se restringirem às intenções do Estado, e pelo contrário, de que as nações seriam tanto mais fortes e prósperas quanto mais permitissem que os individuos pudessem viver de acordo com a sua própria iniciativa."
"o conceito basico da liberdade foi criado durante a Idade Antiga na Grecia, na Idade Média as cidades italianas revoltaram-se contra os Estados Pontifícios papais debaixo da bandeira da "liberdade"
"A resistência holandesa ao opressivo catolicismo espanhol é frequentemente apontada como outro exemplo; apesar da recusa em conceder liberdade de culto aos católicos, é usualmente considerado uma luta predecessora dos valores liberais."
"O Liberalismo pode encontrar algumas de suas raízes no humanismo que se iniciou com a contestação da autoridade das igrejas oficiais durante a Renascença"
"O liberalismo defende uma sociedade caracterizada pela livre iniciativa"
III
Ensino
A escola foca-se em dois aspectos: o caracter cientifico, e o caracter moral (sob o nome também de religioso), o ultimo, afasta-se mais da alma do que o primeiro, na sua busca pelo Mistério. As duas, porém, são dirigidas ao intelecto, podem proporcionar capacidade de argumentação e facilidade no calculo, mas não podem conceder nobreza de alma. Podem ensinar uma pessoa a saber como pensar no seu meio ambiente, e que regras deve ou seguir ou contornar, mas não impedem o homem de todos os actos vis. Alguns dos homens mais perversos foram alguns dos homens mais inteligentes, precisamente porque tinham educação suficiente para chegar longe. Os valores não nascem de regras, os valores brotam do espírito.
A unica forma de ensinar a alma de outrém, é por via da inspiração e da genialidade: a religião e moral é um desvio que procura atribuir ao intelecto qualidades que não lhe pertencem, qualidades que pertencem à alma e ao génio. O intelecto conhece a lógica (e as quantidades), a alma a nobreza (as qualidades).
O intelecto pode expandir os nossos horizontes, e à medida que este é o objectivo da ciência, temos um efeito contrario de coagulação por parte da religião e moral.
Mas só a Experiencia pode intensificar a Consciência.
O que é que faz de um homem um homem melhor afinal? A AUTO-REALIZAÇÃO. Penso que este se tornou termo esquecido, enquanto a ciência progride e se discutem códigos de ética, e ao mesmo tempo se afirma que não temos qualquer razão de ser, porque, como numa corrida de ratos, escondendo o panico, corremos na escuridão sem qualquer paradeiro, sem qualquer integridade nem significado. O HOMEM REALIZADO em si mesmo, pode ser desprezado pela sua sociedade, mas vive satisfeito e oferece ao proximo, porque abundando, jorra. O homem sem auto-realização, ainda que bem sucedido será sempre um infeliz, empenhado em fazer o proximo igualmente infeliz.
Mas nenhum homem chega à auto-realização sem antes se despir de quaisquer intremedios e pre-conceitos sobre a sua percepção do mundo, porque ela é a união directa da alma a esse Universo.
A um homem digno não importa recompensa ou punição, importa a Realização. E esta educação cientifica e moral não é, realmente, uma educação, mas um misto de instrução e domesticação.
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