sábado, 5 de janeiro de 2013

Lira Insubmissa, Carta

The Scarlet Pastorale - Aubrey Beardsley



Vigésimo Quinto Fragmento


194 - Existem sempre 3 coisas a considerar, nas relações humanas, na sociedade, na individualidade, mas algumas formas de as colocar.


195 - Que um individuo que entra em contacto com o outro o modifica e é por ele modificado, estes dois novos indivíduos  enquanto tal, voltam a modificar-se, e, mesmo diante do afastamento físico, o mesmo sucede-se ad infinitum por efeito da memória. Esta é a lei do movimento. Mas, dentro deste movimento, ser-se só é a única força.  
196 - Que recebemos o mundo, devolvemos-lhe o eco e morremos. Por outro lado, o mundo recebe o nosso eco, devolve-o e morre, como um poço ao qual contamos os nossos segredos e que, afinal, só nós compreendemos e devemos compreender. A inteligência é uma sociedade secreta ao ponto de ser totalmente intransmissível: a sociedade está nos símbolos que a activam, e não que a partilham. 
197 - Que tudo existe com ou sem a nossa bênção  isto é, com ou sem razão de existir: e por isso o mundo do que existe, e não do que é ou não aceite, é monopólio de crianças, loucos e místicos. Mas o homem de ciência deve destrona-los, em que a razão da existência é a criança, o louco, o místico, e o homem de ciência, que o sabe. 

André Consciência

Sem comentários:

Enviar um comentário