terça-feira, 15 de setembro de 2009

A Queimadura do Gelo

Dedicado à Alexandra

PETE WHITE, Odin's Sacrifice, 2000

Sento-me, trémulo na espera, e procuro respirar com dignidade. Escuto o zumbido molhado nas paredes de pedra, a claridade móvel e cristalina, como se fosse um túnel ali onde fica. Tento distrair o zumbido. Penetro dentro do meu próprio ser e arranco de mim mesmo o grito de Odin. As suas histórias, uma brancura a lavrar as minhas recordações, tornam-se nas aventuras da minha alma calejada, esculpida e forjada como gelo no fogo ao longo dos anos. O tempo é para sempre, o som ensurdecedor da fome e da pele a esticar tornaram-se no silêncio da árvore. Toda a minha vida estive aqui, nesta pedra nua, acolhido pelas estrelas longínquas para as quais não adivinho (nunca o consegui, mesmo quando elas me queimaram o olho direito) um significado. Por golpe da sua luz escancaram-se as portas de todos os mundos, e apertam venda após venda. Por isso sento-me, já sentado, e não sei já se tremo, o meu corpo é uma memória e as sensações um pensamento de estrelas.
Como podem os meus temer-me tanto, ou respeitar-me? Eu, que nada sou ou tive direito a ser, além de uma resposta aos teus desafios, Pai? Estudei as runas, aprofundei-as até à força de envelhecer os meus ossos pesados, levei uma vida de batalhas, mesmo se nunca quis matar e me envergonha derramar sangue mais fraco, e não me atingiu sequer um vislumbre, que fosse digno de ti.

Aproximavam-se dois lobos, não hesitantes mas proficientes, em círculos por volta do gigante de gelo e do fogo do seu coração. Geri e Freki, pensou o sábio guerreiro, e quando o derrubaram por terra não resistiu, procurou, apenas, respirar com dignidade.

4 comentários:

  1. Tinha saudades de te ler... "Soube-me bem", este...

    Beijo-te*

    ResponderEliminar
  2. Um bem haja a ODIN e a seus companheiros!

    Só faltava por ai o Munin e o Hugin!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. É interessante teres dito isso, Croagfiliu, porque, sem nunca falar de Munin e Hugin foi com base neles que criei o texto.
    Nos elementos da memória e do pensamento.

    Um abraço, amigo :)

    ResponderEliminar